Prefeitura e Sehab entregam 36 matrículas a moradores do Núcleo Residencial Jardim Liberdade; programa de regularização fundiária já beneficiou mais de 21.350 famílias na cidade
A Sehab realizou na noite desta quinta-feira, 18 de setembro, a entrega de 36 matrículas de imóveis a famílias do Núcleo Residencial Jardim Liberdade, na E.E. Prof. Francisco Ribeiro Sampaio – Jardim Nossa Senhora de Lourdes. A cerimônia marcou o fim de uma espera que durou mais de 50 anos.
Com as matrículas emitidas pelo Cartório de Registro de Imóveis, os moradores agora têm a posse oficial de suas propriedades, assegurada por meio da regularização fundiária. Esse registro não só viabiliza investimentos e melhorias nos imóveis, como garante segurança jurídica e estabilidade às famílias beneficiadas.
“Algum tempo atrás entregávamos a vocês apenas o título de posse. Hoje é diferente. Existe uma grande diferença entre ter um título de posse e receber a escritura definitiva. A partir de agora, vocês saem daqui com a propriedade registrada em cartório. Isso não é pouca coisa: é o reconhecimento da luta e da história de vida de cada família. Muitos já se foram, mas o dia chegou, e hoje a matrícula está sendo entregue. Lembro que estivemos aqui no ano passado, quando fomos cobrados pela ponte do Felipão. Naquele momento, não podíamos dar uma resposta positiva, porque precisamos ser sinceros e dizer a verdade sobre o que estava acontecendo. Mas hoje posso afirmar: o projeto está pronto, os recursos estão garantidos, a licitação já está em andamento. Cumprimos todas as etapas necessárias, e quero voltar aqui ainda neste ano para dar início a essa obra. Tudo isso só é possível com a autorização e o apoio do nosso prefeito Dário Saadi. Parabéns a todos vocês que hoje realizam o sonho da matrícula definitiva dos seus imóveis.” afirmou o vice-prefeito Wanderley de Almeida.
O secretário de Habitação, Luis Henrique Cirilo, destacou: “Participar de um evento como este ao seu lado, Wanderley de Almeida, é uma honra. Quero enfatizar que, na pessoa do prefeito Dário Saadi, recebemos o encorajamento necessário para enfrentar grandes demandas da administração. Hoje, vocês aqui já realizaram o sonho da casa própria e, a partir de agora, podem sonhar novos sonhos. O desejo do imóvel próprio foi conquistado, e é hora de pensar em outros projetos de vida. E você, Wandão, é uma peça fundamental nesse cenário político. Sua humildade contagia a todos nós e fortalece este momento. A festa está bonita, mas o mais importante é que cada um volte para casa e celebre com a família. E, para aqueles que já não estão mais entre nós, fica a importância de uma oração, como forma de lembrar e valorizar este marco tão significativo.” disse.
Ela merece:
“Por 34 anos, Dona Elvira Soares Pereira cuidou do elevador da Prefeitura. Com dedicação e carinho, ela recebia todos os funcionários e também os munícipes que usavam o elevador, sempre com um sorriso e uma palavra acolhedora. Hoje, acompanhada de sua irmã Natália, Dona Elvira recebe das mãos do nosso vice-prefeito Wandão a matrícula do seu imóvel. É um momento de justiça e reconhecimento por toda a sua história, pelo seu trabalho e pela forma humana com que marcou gerações dentro da Prefeitura. Que essa conquista simbolize não apenas um direito garantido, mas também a valorização de uma vida inteira de dedicação e afeto.”
“Foram 34 anos dedicados ao elevador da Prefeitura, acolhendo cada pessoa que passava por ali. Hoje, receber a escritura da minha casa é a maior recompensa da minha vida. É a certeza de que todo esforço valeu a pena.” lembrou emocionada Dona Elvira.
História do Núcleo Residencial
A data exata de fundação do Jardim Nossa Senhora de Lourdes, em Campinas, não é clara. A transformação da área de rural para bairro urbanizado ocorreu a partir da década de 1940, impulsionada pelo desenvolvimento da Estrada Real e pela necessidade de moradia. As primeiras casas foram construídas ao longo desse caminho. O Jardim Liberdade surgiu como Núcleo Sub-Habitacional vinculado ao Jardim Nossa Senhora de Lourdes. Em 1986, decretos municipais denominaram as principais vias da área. Em 1988, pela Lei Municipal nº 5.916, a Prefeitura de Campinas desincorporou áreas públicas de uso comum e as transferiu ao Patrimônio Municipal, permitindo a concessão de direito real de uso aos moradores.
Com a regularização fundiária, o bairro recebeu melhorias essenciais, como rede de água, esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.
Estiveram presentes o vereador Carmo Luiz, a diretora da escola Josenai Soares, o secretário adjunto Edgar Diniz, o gerente de Regularização Fundiária Cristiano José Maria, a coordenadora de Comunicação da Sehab Angélica de Souza, toda a equipe da Sehab e demais convidados.
Regularização Fundiária em números
Campinas vem se tornando referência nacional em regularização fundiária. Até a presente data, a Secretaria de Habitação SEHAB e COHAB já regularizaram 136 núcleos urbanos, mais de 21.350 imóveis.
📸 Fotos: Toninho Oliveira
✍ Texto: Carlos Braganholo – Coordenador de Comunicação da Cohab Campinas/SP








