A Prefeitura e a COHAB (Companhia de Habitação Popular) realizaram a entrega de 62 escrituras no Núcleo Residencial Monte Alto Fase II. Este esforço mais recente integra o maior programa de regularização fundiária do país, que já impactou positivamente mais de 85.900 moradores, consolidando Campinas como principal referência nacional na garantia do direito à moradia.
A solenidade ocorreu na noite desta terça-feira, 09 de dezembro, na CEI Nave Mãe Paulo Freire, marcando o fim de uma espera de mais de 30 anos para os moradores do Núcleo Residencial Monte Alto Fase II.
Na ocasião, o Presidente da COHAB, Arly de Lara Romêo, que representou o Prefeito Dário Saadi, afirmou:
“Meus amigos, hoje é um dia histórico, um dia que ficará marcado para sempre, porque hoje vocês estão recebendo a escritura do imóvel de vocês. Aqui consta que faz 30 anos que vocês estão esperando isso, três décadas, tá? Hoje é o dia da vitória. Agora, a partir de hoje, vocês vão dormir tranquilos e falar: ‘Eu moro no imóvel que é meu’. E poderão a partir de agora promover, fazer, realizar benfeitorias. Para nós da COHAB, isso é uma alegria enorme em compartilhar com vocês esse dia histórico. A COHAB e a Secretaria da Habitação são referência no Brasil inteiro na área da regularização e de empreendimento”.
O Diretor de Regularização Fundiária da SEHAB, Christiano José Maria, representando o Secretário de Habitação Luis Cirilo, iniciou seu discurso destacando a emoção do momento:
“É maravilhoso compartilhar com vocês que esse momento, antes de mais nada, enche meu coração de alegria. Porque você entregar uma matrícula, você está transmitindo segurança para aquela família. Agora a residência definitivamente, no papel, ela é sua. Quando nós desenvolvemos os processos de regularização fundiária, tem esse fim: poder chegar hoje aqui, entregar uma matrícula, e ver o sorriso no rosto de cada um de vocês. Não tem presente melhor para nós do que ver o sorriso quando a gente entrega uma matrícula. Que essa casa possa criar filhos, netos, e vocês contarem a história desse dia para todos”.
Com as matrículas emitidas pelo Cartório de Registro de Imóveis, as famílias passam a ter a posse oficial e definitiva de suas propriedades. Este documento garante não apenas a segurança jurídica, mas também possibilita investimentos e melhorias nos imóveis, ampliando a estabilidade social e econômica dos beneficiados.
Histórico do Núcleo Residencial Monte Alto Fase II
O núcleo começou a ser ocupado em junho de 1994. Originalmente, os moradores iniciaram uma ocupação anterior na Praça 13 do mesmo loteamento, chamada Jardim Rossin. Em 2001, as duas ocupações uniram-se e o nome foi alterado para Jardim Monte Alto. Agora, com a entrega das escrituras, os moradores iniciam um novo capítulo com a posse definitiva de seus terrenos.
Graças à regularização fundiária, o bairro recebeu melhorias essenciais, incluindo rede de água, esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.
Estiveram presentes à cerimônia o vereador Edison Ribeiro, o diretor Comercial, Administrativo e Financeiro da Cohab, Rodrigo Fernando Martins; o diretor Técnico de Empreendimentos Sociais, Pedro Luporini; a gerente de Regularização Fundiária, Hayda Reis; o líder da comunidade Milton César, Ex. Presidente da Ceasa Valter Greve e demais convidados.
👏 Campinas se consolida como a principal referência nacional na garantia do direito à moradia!
Campinas: Referência Nacional
Campinas lidera hoje o maior programa de regularização fundiária do país. Até a presente data, a atuação conjunta da SEHAB e COHAB já regularizou 141 núcleos urbanos e 21.669 imóveis, impactando positivamente 86.000 moradores. A cidade se consolida, assim, como a principal referência nacional na garantia do direito à moradia.
📸 Fotos: Toninho Oliveira – Texto: Carlos Braganholo – Coordenador de Comunicação da Cohab Campinas/SP













