A Cohab Campinas obteve novo reconhecimento acadêmico ao ter o artigo “Habitação social em áreas centrais como estratégia de urbanismo sustentável: direito à cidade, regularização fundiária e justiça socioambiental” aprovado no IV Simpósio Brasileiro Cidade, Paisagem e a Natureza / 1st International Congress on Landscape, Urban Space and Sustainability. Assinam o trabalho Gisela Baptista Tibiriçá (advogada, arquiteta e urbanista da Coordenadoria Jurídica de Regularização Fundiária e Empreendimentos Sociais) e Jonatha Roberto Pereira (Diretor Técnico de Regularização Fundiária), ambos da Cohab Campinas.
Submetido como Artigo (nº 1300607), em 12 de setembro de 2025, no eixo Urbanismo Sustentável, Planejamento e Projeto, o estudo foi classificado entre os melhores trabalhos apresentados no evento. Na avaliação da comissão científica — composta pela Profa. Dra. Marta Enokibara (PPGARQ–UNESP) e Profa. Dra. Jeane Aparecida Rombi de Godoy (PPGAU–UNIVAG) — o artigo recebeu nota entre 8 e 10 e, por esse desempenho, foi selecionado para publicação no Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes.
Trajetória acadêmica da dupla
O reconhecimento soma-se ao histórico de colaboração de Gisela e Jonatha: este é o quarto artigo apresentado juntos em eventos científicos; além de aprovado, o trabalho alcançou destaque na programação do congresso internacional.
O que o estudo propõe
A pesquisa defende a reocupação habitacional de áreas centrais por meio de regularização fundiária, requalificação urbana e retrofit, integrando direito à cidade, justiça socioambiental e eficiência no uso da infraestrutura existente — agenda estratégica para cidades mais compactas, inclusivas e sustentáveis.
Depoimento — Jonatha Roberto Pereira
“É extremamente importante, para as discussões de políticas públicas habitacionais, o envolvimento da academia. Faculdades, universidades, congressos e publicações em nível nacional e internacional só reforçam a relevância da temática. E é lógico que a Cohab tem servidores contribuindo. Este é nosso quarto artigo apresentado em nível internacional, o que evidencia a qualidade do time da Cohab. Mostramos, na teoria, na prática e na academia, como se debate habitação social no Brasil.”
Depoimento — Gisela Baptista Tibiriçá
“A regularização fundiária, ao promover moradias sociais em regiões centrais por meio de requalificação urbana e retrofit, destaca-se como uma das ferramentas mais eficazes para recolocar a habitação no coração das cidades brasileiras. Não por acaso, esta proposta — no formato de artigo elaborado pelos agentes da Cohab Campinas, Prof. Dr. Jonatha Roberto Pereira (diretor técnico de Regularização Fundiária Urbana) e por mim (advogada, arquiteta e urbanista) — foi premiada no IV Simpósio Brasileiro Cidade, Paisagem e a Natureza / 1st International Congress on Landscape, Urban Space and Sustainability, além de selecionada para publicação no Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes.”
Texto: Carlos Braganholo – Coordenador de Comunicação da Cohab Campinas/SP