Pesquisar
Close this search box.

COHAB ENTREGA MAIS 447 MATRÍCULAS DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A Cohab Campinas entregou matrículas de mais 447 imóveis do Programa de Regularização Fundiária para representantes de quatro núcleos residenciais. A cerimônia presidida pelo prefeito Dário Saadi na Sala Azul do Paço Municipal, foi simbólica para apenas representantes, por conta da pandemia e formaliza a conclusão do processo de regularização dos núcleos residenciais Renascença, DIC V fase 3, Ulisses Guimarães e Novo Nilópolis. A ação faz parte das ações do Plano de 100 Dias do Governo, na qual estavam previstos 2.111 imóveis regularizados no primeiro trimestre deste ano.

Segundo o prefeito, a obtenção da escritura definitiva do imóvel representa o final de uma luta muito antiga dos moradores de bairros informais. “O processo de regularização é demorado e burocrático, mas nós estamos acelerando onde é possível e pretendemos seguir adiante com mais regularizações nos próximos meses”. A representante do Núcleo Residencial Novo Nilópolis, Rita de Cássia Fernandes Cruz, disse ser um prazer estar no Gabinete do prefeito para receber a escritura de sua casa. “Há muitos anos esperamos por este dia e agora já podemos dormir tranquilos sabendo que ninguém mais vai nos tirar de nossas casas. Esta é nossa maior felicidade”, disse.

O presidente da Cohab e Secretário Municipal da Habitação, Arly de Lara Romêo, afirmou que a pandemia trouxe dificuldades e tornou mais demorados os processos de regularização, mesmo assim “conseguimos ultrapassar a meta inicialmente proposta de 2.000 matriculas nos primeiros 100 dias da Administração e hoje já efetivamos a entrega de 2.111”. Arly Romêo disse, ainda, que outros 1.153 imóveis de cinco outros bairros de Campinas devem ter o processo de regularização concluídos nos próximos meses. “Toda documentação já se encontra nos cartórios de imóveis para que sejam emitidas as respectivas matrículas”, explicou.

Além da representante do Novo Nilópolis, participaram da cerimônia os moradores Francisca Rodrigues Ferreira, representando o Núcleo Residencial Renascença; Isabel Cristina da Silva Salomão, do DIC V fase 3; e Zilca Sena Machado, do Ulisses Guimarães Praça R. Com as matrículas entregues na última quinta-feira (10/06) só este ano, Campinas já regularizou 2.111 imóveis em oito núcleos habitacionais beneficiado mais de 8.500 moradores. Em fevereiro foram entregues as matrículas do Núcleo Residencial Eldorado dos Carajás (620 imóveis) e em abril mais três: Paranapanema 1ª fase (432), Gênesis (357) e Sete de Setembro (255).

Vereadores exaltam trabalho da Cohab

 Os vereadores José Carlos Silva, Paulo Haddad e Rodrigo da Farmadic também estiveram presentes na solenidade. O presidente da Câmara, Vereador José Carlos Silva (Zé Carlos) ressaltou a importância e a dedicação dos funcionários da Cohab no programa de Regularização Fundiária. “ Eles tem feito um grande trabalho – declarou  Zé Carlos – para dar segurança jurídica aos moradores de núcleos residenciais informais, que a partir do momento que recebem as escrituras de suas casas passam a ser considerados cidadãos por completo”.

O vereador Paulo Hadad lembrou que “duas situações dão segurança e contribuem para o aumento da auto-estima do cidadão: um emprego digno e a conquista do sonho da casa própria”. Hadad  também cumprimentou o representantes dos moradores pelo esforço, pela luta e pelo empenho para que chegasse o dia de receber a escritura de suas casas. 

Para Rodrigo da Farmadic o trabalho do Governo está transformando a cidade. “Campinas está saindo da informalidade e se transformando numa cidade legal e a Cohab , graças aos esforços de  seus equipe de trabalho, está permitindo ao cidadão realizar o sonho da casa própria.

Fotos A.Oliveira