Pesquisar
Close this search box.

Entrega de 620 matrículas para o Núcleo Residencial Parque Eldorado dos Carajás e 40 matrículas para o Núcleo Residencial Jardim Novo Nilópolis

O prefeito de campinas, Dário Saadi e o secretário de habitação e diretor presidente da COHAB, Arly de Lara Romêo, entregaram 620 matrículas para famílias do Núcleo Residencial Parque Eldorado dos Carajás, na região Sudoeste da cidade e 40 matrículas para famílias do Núcleo Residencial Jardim Novo Nilópolis, na região Leste da cidade.

O secretário de habitação e diretor presidente da COHAB, Arly de Lara Romêo, destacou a importância da parceria dos cartórios, que prestam seu serviço gratuitamente: “Quero deixar registrado meu agradecimento à Liz Stephanie do Lago Massai, escrevente do 1º Cartório; ao Dr. Rodrigo Fraga Leandro, do 2º Cartório e ao Dr. Pedro Sérgio do 3º Cartório; o que fizeram conosco foi muito importante para liberar essas entregas”.

A entrega das matrículas integra o plano dos cem dias do prefeito Dário.

As famílias do Núcleo Residencial Parque Eldorado dos Carajás aguardavam há 17 anos por estes documentos. Uma média de 2.500 pessoas serão beneficiadas ao todo. As famílias do Jardim Novo Nilópolis aguardavam há 33 anos por estes documentos. Uma média de 160 pessoas serão beneficiadas ao todo.

A matrícula do lote é um documento oficial emitido pelo cartório de registro de imóveis em nome das famílias. Trata-se do título de propriedade, documento que formaliza que a pessoa tem a propriedade de um bem. Com este documento, as pessoas terão segurança jurídica e poderão contrair financiamentos junto à Caixa Econômica e ao Banco do Brasil para fazer melhorias no seu imóvel; ampliar e deixar como herança para os filhos. Além disso, este documento valoriza o imóvel na venda.

O Núcleo Residencial Parque Eldorado dos Carajás teve seu início em 1996, com a ocupação da Gleba C (remanescente do sítio barro preto, bairro Capivari) por famílias de baixa renda. A área passou a ser classificada então como de interesse social para fins de regularização fundiária.

O Núcleo Residencial Jardim Novo Nilópolis teve seus planos de arruamento e loteamento aprovados em 1988. A área passou a ser classificada então como de interesse social para fins de regularização fundiária.

Hoje os dois núcleos já possuem infraestrutura essencial mínima: abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, rede de energia elétrica, iluminação pública, pavimentação, serviços públicos de coleta de lixo, transporte coletivo, telefonia pública e entrega de correspondências.