A Prefeitura de Campinas, juntamente com a Cohab, realizou, na noite desta segunda-feira, 11 de agosto, a entrega de 128 matrículas de imóveis às 116 famílias do Núcleo Residencial Santos Dumont e 12 famílias do Núcleo Residencial Parque Universitário IV de Viracopos, marcando o fim de uma espera que durou mais de 38 anos.
Com a entrega das matrículas emitidas pelo Cartório de Registro de Imóveis, os moradores agora têm a posse oficial de suas propriedades, assegurada por meio da Regularização Fundiária. Esse registro não só viabiliza melhorias nas propriedades, como fortalece a segurança das famílias e abre caminhos para melhorias reais nas moradias e nas benfeitorias de toda a comunidade.
“A gente precisa fazer escolhas e, às vezes, são decisões difíceis. Aqui mesmo, no Santos Dumont, passamos por isso. Tivemos que tomar a decisão de dividir a entrega em etapas. Não podemos deixar de lembrar das outras famílias que ainda aguardam suas escrituras. Hoje, uma parte recebe na primeira fase, e depois virá a segunda, na qual já estamos trabalhando. Mas hoje é dia de alegria, porque conseguimos entregar para vocês. O programa de Regularização Fundiária, para mim, é o que tem o maior alcance social. É muito bom entregar a chave de uma casa ou de um apartamento novo, mas entregar uma escritura de regularização é ainda melhor, porque é reconhecer a luta de toda a vida de vocês. É o reconhecimento de todo o esforço de cada um e também de todo o trabalho de todos nós. No período do prefeito Jonas, entregamos milhares de escrituras. Agora, continuamos com o prefeito Dário. E já adianto: vamos brigar pela pavimentação, porque não vamos parar, vamos sempre melhorando! Quero encerrar dizendo que é uma alegria imensa estar aqui com vocês nesta noite.”, comentou o vice-prefeito Wanderley de Almeida.
“Como disse o meu amigo Arly: ‘Quem não registra, não é dono’. Estamos aqui hoje com muita alegria e quero cumprimentar cada um de vocês. Quero também dizer à Cohab que, para mim, é uma grande satisfação estar aqui. Estou trabalhando em Brasília, mas continuo morando em Campinas e, como esta entrega foi numa segunda-feira à noite, deu tempo de estar aqui com vocês. Eu sempre digo que, quando a gente entrega uma escritura, entregamos um papel e esse papel é muito importante, sem dúvida, mas o meu maior desejo é que Jesus transforme a casa de vocês em um verdadeiro lar. Um abraço a todos! Quero também destacar que meu amigo e irmão Wandão, que está aqui hoje, teve um papel fundamental nessas entregas. Foi com ele que comecei todo esse processo.”, disse o deputado federal Jonas Donizette.
“Hoje é dia de festa, dia de alegria, hoje será realizado o grande sonho de vocês. Foram 38 anos ou até mais de espera, e isso é motivo de imensa felicidade. Agora, vocês poderão dormir tranquilos, pois terão em mãos a escritura dos imóveis que ocupam. Tudo isso é muito honroso para vocês e também para nós, da Cohab. Este programa teve início no governo de Jonas Donizette, pioneiro nessa área, e hoje já entregamos mais de 21 mil escrituras. Campinas se tornou referência nacional em Regularização Fundiária. Como diz o ditado: ‘Quem não tem registro, não é dono!’”, disse o presidente da Cohab, Arly de Lara Romêo.
Estiveram presentes à cerimônia o secretário-adjunto da Sehab, Edgar Diniz; o diretor de Regularização Fundiária, Christiano José Maria; o diretor Comercial, Administrativo e Financeiro da Cohab, Rodrigo Fernando Martins; o gerente Jurídico de R.F. da Cohab, Marcelo Ferreira; a gerente de Regularização Fundiária, Hayda Reis; e demais convidados.
História dos Condomínios
O Núcleo Residencial Santos Dumont começou a ser habitado na década de 90, com famílias provenientes, na maioria, dos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
O Núcleo Residencial Parque Universitário IV de Viracopos começou a ser habitado na década de 80, com 24 famílias que foram transferidas de seus lotes pelo município, pois os lotes onde residiam, de forma irregular, foram declarados de utilidade pública para a construção do Terminal Ouro Verde.
Após décadas de espera, a regularização fundiária do bairro trouxe melhorias essenciais, como rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.
Regularização Fundiária: um programa recorde
Campinas vem se tornando referência nacional em regularização fundiária. Atualmente, a Secretaria de Habitação (Sehab) e a Cohab já regularizaram 130 núcleos urbanos, somando mais de 21.038 imóveis. Este é o maior programa de regularização já implementado em Campinas e o maior do Brasil na atualidade.
📸 Fotos: Toninho Oliveira – Texto: Carlos Braganholo – Coordenador de Comunicação da Cohab Campinas/SP





