Atendimento ao Cidadão
Perguntas Frequentes
Coordenadoria de Recursos Humanos
Em cumprimento à legislação, a contratação dos empregados da Cohab-Campinas é feita através de concurso público. Atualmente, está em vigência o Concurso Público 01/2024.
Concurso Público 01/2024
Prazo de Validade: 02/07/2026, podendo ser prorrogado por mais 02 anos
Empregos: Advogado Junior, Analista Programador Júnior, Arquiteto Júnior, Engenheiro Civil Júnior, Técnico Administrativo Junior, Técnico Financeiro Júnior, Técnico em Edificações Júnior e Técnico em Informática Junior
Acompanhar os editais de convocação no site da Cohab ou Diário Oficial do Município.
De acordo com o edital de concurso público, “Os candidatos aprovados serão contratados obedecendo à rigorosa ordem classificatória por emprego, observada a necessidade e conveniência da Cohab-Campinas para o preenchimento das vagas existentes”.
Conforme o edital de concurso público, “O candidato aprovado e classificado para as vagas existentes, conforme opção e obedecendo à ordem de classificação, será contratado e convocado pelo Diário Oficial do Município, por correspondência direta e por meio de carta com aviso de recebimento ou telegrama, para ser submetido a exame médico admissional, de caráter eliminatório, oportunidade em que poderá ser detectada incapacidade ou enfermidade impeditiva para o desempenho do trabalho, podendo, nesses casos, serem solicitados exames complementares”.
Através do e-mail da Cohab-Campinas (crhu@cohabcp.com.br), por correspondência ou pessoalmente, na sede da Companhia. Também pode ser feito pelo site, através da opção de atendimento online.
O candidato deverá apresentar necessariamente, no ato da contratação, os seguintes documentos originais e respectivas cópias legíveis, que ficarão retidas:
a) Carteira de Trabalho, com todos os registros e comprovantes de trabalho (para fins de aposentadoria);
b) Cédula de identidade (R.G.) com data de emissão inferior a 10 anos;
c) C.P.F., caso não conste no R.G;
d) Carteira Nacional de Habilitação válida, caso solicitado e conforme o requisito do emprego;
e) 1 foto 3×4 recente;
f) Título Eleitoral com comprovantes da última votação e/ou justificativa ou declaração de quitação eleitoral;
g) Cartão PIS/PASEP, se já for cadastrado;
h) Certificado de reservista ou prova de alistamento no serviço militar, se do sexo masculino;
i) Comprovante da escolaridade exigida para o emprego;
j) Carteira de Habilitação Profissional expedida pelos órgãos de classe (CREA, OAB, CRESS, CAU ou CRT.), quando couber;
l) Certidão de Nascimento, se solteiro (a), ou Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável;
m) Certidão de nascimento dos filhos dependentes (para fins de recebimento de salário-família);
n) Carteira de vacinação dos filhos de até 14 anos;
o) RG e CPF de dependentes para IRRF e/ou plano de saúde;
p) Comprovante de residência atual;
q) Currículo atual com endereço particular de e-mail;
r) Caso o candidato já tenha sido empregado ou servidor público, apresentar documentos que comprovem sua dispensa/exoneração do serviço público;
s) Se aposentado, apresentar comprovante da concessão da aposentadoria;
t) Atestado de Antecedentes Criminais, emitido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do Estado de São Paulo;
u) Certidão do Cartório do Distribuidor Criminal da Justiça do Estado de São Paulo (criminal online); e
v) Certidão do Cartório Distribuidor Criminal da Justiça Federal.
É facultado à Companhia de Habitação Popular de Campinas COHAB-CP exigir dos candidatos
classificados, além dos documentos elencados, outros documentos comprobatórios que julgar necessários.
Vale Refeição e/ou Alimentação, Convênio Médico, Auxílio Creche, Seguro de vida e Acidentes e Auxilio Funeral.
A contratação de estagiários é feita por meio de convênio, firmado com Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE). Os interessados deverão cadastrar-se na entidade.
Quando da abertura de vagas na Companhia, o CIEE encaminha os currículos existentes em seu banco de dados para análise e a seleção é feita na Cohab-Campinas.
Coordenadoria de Liquidações e Análise de Contratos - Departamento Financeiro e Contábil – Diretoria Comercial, Administrativa e Financeira.
Solicitar saldo devedor para quitação de contratos ou amortização extraordinária do saldo devedor utilizando ou não recursos do fgts do trabalhador.
- Telefones: (19) 3119-9591 ou 3119-9590
- E-mais: flavia@cohabcp.com.br ou felipe@cohabcp.com.br
- Presencialmente na sede da Cohab Campinas, localizada na Avenida Faria Lima nº 10, Parque Itália – Campinas/SP. Nosso atendimento é de segunda-feira à sexta-feira das 8h00 às 16h00.
- Número de telefone para contato;
- Número do contrato habitacional;
- Endereço do imóvel e, no caso do(a) solicitante não residir no imóvel, informar endereço para envio de correspondência junto com comprovante de endereço atualizado;
- Nome do adquirente/titular do imóvel;
- RG ou outro documento oficial de identificação previsto em lei, do adquirente ou de seu representante legal, se for o caso;
- Em casos de requerimento realizado por terceiro, apresentar procuração pública ou procuração ad judicia.
- Não é cobrada taxa para saldo devedor;
- Valores de serviços prestados pela Cohab Campinas disponíveis no nosso site através do link: (https://www.cohabcp.com.br/atend-taxas/)
- O requerimento tramitará via SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e a solicitação será atendida no dia ou em prazo a ser informado na data do requerimento. As informações serão prestadas pela via requerida: presencial, e-mail ou correspondência. No caso de correspondência, pagar taxa de envio dos Correios.
Sim, é possível utilizar o FGTS do trabalhador nas seguintes situações:
- Amortização ou liquidação do saldo devedor.
- Pagamento de parte do valor da prestação.
- Pagamento de prestações em atraso juntamente com a liquidação do saldo devedor;
- Pagamento integral da última prestação decorrente de redução de prazo contratual, sem amortização extraordinária, ou decorrente da evolução normal da prestação.
Para requerer o uso do FGTS, utilizar os canais acima informados e acrescentar que deseja utilizar o FGTS na moradia própria, e, aguardar o contato desta Companhia para as informações necessários conforme for o caso.
Solicitar a análise do contrato comercializado pelo sistema financeiro de habitação para viabilizar a liberação de dados para outorga de escritura de compra e venda de unidade habitacional.
Qualquer pessoa interessada no resultado da análise do contrato
- Através dos Telefones (19) 3119-9591 ou 3119-9590
- Enviar E-mail para: isabelle@cohabcp.com.br ou vicente@cohabcp.com.br
- Presencial: Comparecer na Cohab-CP – Endereço: Avenida Faria Lima nº 10 – Parque Itália – Campinas – SP.
- Horário de Atendimento: de segunda-feira à sexta-feira das 8h00 às 16h00
- Número de telefone para contato
- Número do contrato
- Endereço do imóvel
- Nome do adquirente do imóvel
- RG
- O requerimento tramitará via SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e a solicitação será atendida em até 180 dias a partir da data do requerimento.
- As informações serão prestadas presencialmente, via e-mail ou correspondência.
- Se apurar débitos decorrentes da contratação:
- será necessária a quitação do débito para a liberação dos dados para outorga da escritura de compra e venda.
- Não apurando débitos decorrentes da contratação, o contrato estará apto para a liberação dos dados para outorga da escritura de compra e venda.
Somente poderá obter as informações o Promitente Comprador/Adquirente/titular do contrato da unidade habitacional ou de seu representante legal, através de Procuração por Instrumento Público ou procuração ad judicia, apresentando o RG ou outro documento oficial de identificação previsto em lei.
Não existindo pendências financeiras, aguardar o envio, pela Cohab, da Relação de Documentos para protocolizar nesta Companhia a solicitação de emissão dos Dados para Outorga da Escritura de Compra e Venda.
Coordenadoria de Contratação, Controle de Créditos e Seguros
Comparecer nesta COHAB/CP, trazendo o contrato do imóvel e documentos pessoais.
De 60 a 120 dias.
Favor verificar na Tabela de Taxas e Serviços.
Deverá procurar o Cartório de Notas para providenciar a escritura de Compra e Venda do imóvel e após a escritura deverá ser levada ao Cartório de Registro para que seja registrado o imóvel.
Coordenadoria Social e Regularização Fundiária
- TAXA DE TRANSFERÊNCIA R$239,00;
- Encaminhamento da Associação de Moradores.
Documentos necessários dos vendedores (originais):
- CPF (do casal);
- RG (do casal);
- Comprovante de endereço (se houver);
Documentos necessários dos compradores (originais):
- CPF (do casal);
- RG (do casal);
- RG ou certidão de nascimento dos dependentes habitacionais (aqueles que moram no imóvel);
- Certidão de nascimento (se solteiro);
- Certidão de casamento (se casado);
- Certidão de óbito (se viúvo) e
- Certidão de casamento com averbação de separação judicial ou divórcio (se separado ou divorciado)
Coordenadoria de Cobrança - Departamento Financeiro e Contábil – Diretoria Comercial, Administrativa e Financeira.
Pagamento ou acordo de débitos de prestações/iptu de imóveis financiados pela cohab-cp, associações de moradores e lotes comerciais.
A qualquer tempo em casos de pagamentos de prestações em atraso e/ou IPTU.
O adquirente ou morador do imóvel e/ou procurador ou qualquer pessoa interessada.
- Através dos telefones (19) 3119-9578, 3119-9579, 3119-9580 e 3119-9588
- Através do whatsapp (19) 99449-0024, 99449-0031, 99449-0032 somente para solicitar boleto bancário
- Enviar E-mail para: flavia@cohabcp.com.br; cobranca@cohabcp.com.br
- Presencial: Comparecer na Cohab-CP – Endereço: Avenida Faria Lima nº 10 – Parque Itália – Campinas – SP.
- Horário de Atendimento: de segunda-feira à sexta-feira das 8h00 às 16h00.
- Número de telefone para contato
- Número do Contrato
- Nome do adquirente do imóvel
- RG do adquirente ou interessado ou de seu representante legal ou outro documento oficial de identificação previsto em Lei
- As informações solicitadas serão fornecidas de imediato ou conforme acordado entre as partes (Cohab-CP e requerente).
- As informações a respeito de prestações em atraso de contratos financiados pela Cohab-CP serão prestadas pela via requerida: presencial, e-mail, whatsapp ou correspondência.
Coordenadoria de Comercialização - Departamento Financeiro e Contábil – Diretoria Comercial, Administrativa e Financeira.
Para efetuar o cadastro CIM (Cadastro de Interesse em Moradia) da Cohab Campinas, os interessados devem ser maiores de 18 anos, ter renda familiar de até 10 salários mínimos, não possuir ou ter possuído imóvel em seu nome, e morar ou trabalhar na cidade de Campinas. Se faz necessário um agendamento para comparecer munido de documentação original. Para informações, solicitamos o acesso ao site: www.cohabcp.com.br/cadastros-habitacionais.
No site da Cohab Campinas (www.cohabcp.com.br/cadastros-habitacionais), pode clicar em “Consulte a situação de sua Inscrição na Cohab Campinas”, onde você pode inserir o seu número do CPF e ter acesso às informações de seu cadastro.
O programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) é um programa do governo federal que oferece condições especiais de financiamento da casa ou apartamento próprio, que podem contar com subsídios, e é distribuído por faixas de renda familiar. As faixas e os detalhes do programa, podem ser conferidos direto no site da Caixa Econômica Federal, através do link: https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/minha-casa-minha-vida/Paginas/default.aspx
Quando existem imóveis para comercialização, são publicadas no site da Cohab Campinas, na seção IMÓVEIS À VENDA, todas as orientações e requisitos para a venda dos mesmos.
A faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) depende do Governo Federal, e o cadastro da Cohab Campinas pode ser utilizado para a seleção, que pode ser através de sorteio, mas a definição das regras e disponibilidade ficam a cargo do Governo Federal em primeiro plano.