Prefeitura e Cohab entregam 51 matrículas no Núcleo Residencial Bairro da Vitória fase 3; programa de regularização fundiária já beneficiou mais de 21,7 mil famílias
A Prefeitura de Campinas fez na noite desta terça-feira, 14 de outubro, a entrega de 51 matrículas de imóveis para famílias do Núcleo Residencial Bairro da Vitória fase 3, na CEI Maria Beatriz Carvalho Moreira.
O evento contou com a presença do prefeito Dário Saadi, que destacou o orgulho de Campinas ter enorme destaque em Regularização Fundiária. “Tenho imenso orgulho de Campinas ser uma das cidades líderes em regularização fundiária no Brasil. Frequentemente, outros prefeitos me perguntam como alcançamos esse sucesso, e a resposta está na excelência da nossa equipe técnica da COHAB e da Secretaria de Habitação. O processo não é simples. A etapa final, a emissão da escritura, é de responsabilidade do cartório, um órgão que opera com autonomia e sob regulamentação federal, não sendo subordinado à prefeitura. O cartório exige que a documentação seja perfeita, e qualquer falha impede o registro. Portanto, nosso sucesso se deve à capacidade da nossa equipe de preparar e submeter esses processos com a máxima precisão e cuidado.”, afirmou o prefeito.
Com as matrículas emitidas pelo Cartório de Registro de Imóveis, as famílias passam a ter a posse oficial de suas propriedades, assegurada por meio da regularização fundiária. Esse documento garante não apenas a segurança jurídica, mas também possibilita investimentos e melhorias nos imóveis, ampliando a estabilidade social e econômica dos beneficiados.
A cerimônia também marcou o fim de uma espera de mais de seis décadas para os moradores do N. R. Bairro da Vitória fase 3.
Conquista histórica
O secretário de Habitação, Luis Henrique Cirilo, ressaltou a importância de sonhar e não desacreditar. “Quero dizer a todos que hoje começa uma nova vida. Nós temos o direito de sonhar e de buscar o melhor para nossas famílias, e a conquista do imóvel próprio e registrado é a realização de um desses grandes sonhos. A partir de agora, podemos pensar em novas conquistas, pois este sonho se tornou realidade graças ao esforço conjunto do nosso prefeito, dos vereadores, de líderes comunitários e de toda a dedicada equipe da Cohab e Sehab.”
“Meus amigos, hoje é um dia muito especial, pois estamos entregando 51 escrituras da terceira fase de regularização aqui no bairro Vitória. Este momento coroa uma luta de 60 anos, uma jornada que foi dura e difícil. A insegurança de antes chega ao fim, pois hoje vocês recebem o documento que finalmente assegura a propriedade de seus imóveis. A partir de amanhã, poderão melhorar e ampliar suas casas com a certeza de que o poder público reconhece que elas pertencem a vocês.” comentou o Presidente da Cohab – Arly de Lara Romêo.
Já o Sr. Jose Augusto de Moraes, vice-presidente da Associação do Bairro da Vitória, lembrou a luta da comunidade. “Minhas palavras são de profunda gratidão a Deus por toda a nossa luta. É a fé que nos trouxe até este momento de vitória. Hoje, a longa espera chega ao fim e muitas famílias poderão dormir tranquilas, pois aquele sonho de ter o título de propriedade em mãos finalmente se concretizou.”
História do Núcleo Residencial Bairro da Vitória fase 3
O núcleo começou a ser ocupado na década de 60, com a construção de 10 moradias por famílias de baixa renda de Campinas, que não sabiam se tratar de área pública então parte de uma mata anexa à Fazenda Georgina (propriedade particular).
Com o passar do tempo, com o tempo, somaram-se migrantes de Minas Gerais e do Paraná, atraídos pela busca de trabalho urbano após a queda de oportunidades na zona rural.
Com a regularização fundiária, o bairro recebeu melhorias essenciais, como rede de água, esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.
📸 Fotos: Toninho Oliveira
✍ Texto: Carlos Braganholo – Coordenador de Comunicação da Cohab Campinas/SP









