Pesquisar
Close this search box.

Mais 1.044 matrículas entregues pelo Programa de Regularização Fundiária

O presidente da Cohab e Secretário da Habitação, Arly de Lara Romêo concluiu na última terça-feira (27/04) mais uma etapa na entrega das matriculas emitidas neste primeiro trimestre de 2.021 do Programa de Regularização Fundiária do Município. Em cerimônia presidida pelo prefeito Dario Saadi, no Salão Azul do Paço Municipal, representantes de mais três núcleos habitacionais receberam os tão aguardados documentos emitidos pelos Cartórios de Registro de Imóveis que lhes asseguram a propriedade do imóvel que ocupam.

Como parte do lote das 2.111 matrículas, emitidas dentro do Plano de Metas dos Cem Dias da Gestão do Prefeito Dário Saadi, a Cohab/Sehab formalizaram a regularização de 1.044 imóveis nos Núcleos Habitacionais Sete de Setembro, Paranapanema fase 1 e Gênesis. Convidados a receber as escrituras das mãos do Prefeito em cerimônia simbólica, compareceram os líderes comunitários Noé Ramon da Silva, Elídio Guimarães e Valtair Celso Rodrigues.  

Dez mil novas matrículas para 2021

O Presidente da Cohab e Secretário da Habitação, Arly de Lara Romêo ressaltou ser de grande satisfação e alegria a oportunidade de garantir o direito real de propriedade a cidadãos que lutaram para receber seu imóvel próprio. “Um trabalho pela inclusão social que garante que a  família tenha seu teto regularizado” – completou. Apesar da Cohab e Sehab iniciarem a atual gestão ultrapassando a meta pretendida de duas mil matriculas emitidas para o primeiro trimestre e ter alcançado o recorde de 2.111 matrículas em noventa dias, Arly de Lara Romêo explicou que o projeto da Secretaria é mais ambicioso. Pretende regularizar mais dez mil imóveis até o final deste ano. No início de abril a Cohab e Sehab assinaram mais um convênio que irá garantir recursos para o Programa de Regularização Fundiária obter a emissão de matrículas de 58 núcleos habitacionais informais.

Uma luta de muitos

O prefeito Dário Saadi, que presidiu a solenidade de entrega das matrículas ao lado do presidente da Cohab e o presidente da Câmara, Zé Carlos, lembrou que o trabalho pela obtenção do direito à moradia digna é uma luta de muitos, dos gestores e técnicos da Prefeitura e Cohab, dos vereadores da Câmara Municipal, dos líderes comunitários e dos moradores de cada um dos núcleos residenciais informais. E uma luta de muitos anos, uma vez que o processo para cada bairro é específico, demanda estudos, levantamentos e amparo jurídico adequado. ”Mas no final, não estamos entregando apenas uma escritura, estamos entregando também dignidade para o cidadão”- finalizou.

O representante do N.R. Gênesis, Valtair Celso Rodrigues agradeceu a Cohab e a Prefeitura pelo Programa de Regularização Fundiária, que tem beneficiado nos últimos oito anos mais de doze mil famílias, que representam mais de cinquenta mil moradores do Município. “Esse é um programa que precisa continuar” – completou.

Noé Ramon da Silva, de 90 anos, mora há mais de sessenta no N.R. Paranapanema e liderou o movimento da comunidade pela regularização dos imóveis do bairro. A luta de uma vida e uma vitória, agora compartilhadas com os filhos, netos e vizinhos.  

Núcleos contemplados

As 2.111 matrículas emitidas no primeiro trimestre deste ano correspondem aos núcleos habitacionais do Núcleo Residencial Sete de Setembro (255), Paranapanema fase 1 (432), Gênesis (357), Nilópolis (40), Renascença (145), Titulação DIC V fase 3 (244), Ulisses Guimarães Praça R (18) e Eldorado dos Carajás (620). Todos os documentos de propriedade desses imóveis já foram emitidos pelos Cartórios de Registros e já se encontram em poder da Cohab/Sehab e serão encaminhados para cada morador desses núcleos.