Parceria Cohab-Tenda: Inscritos no CIM assinam contrato da compra da casa própria

Qual o tempo de espera na fila do Cadastro de Interessados em Moradia – CIM da Cohab – até o interessado ser contemplado com a oportunidade de comprar a casa própria? Esta é uma das perguntas recorrentes que a Coordenadora Comercial da Companhia de Habitação Popular de Campinas, Marcia Rozatti, ouve quase todos os dias. A resposta a esta questão não poderia ter sido mais ricamente ilustrada do que a situação vivenciada nesta terça feira (20/07), durante a cerimônia de assinatura de contratos de financiamento da casa própria, promovida pela Construtora Tenda, um dos parceiros da Cohab que buscaram no CIM os clientes para oferta de empreendimento habitacional popular. Na ocasião, ali estavam, para assinar o contrato de compra do imóvel, Dona Filomena, inscrita há dezenove anos no cadastro, e os irmãos Fernanda e Renato, que fizeram sua inscrição no CIM há menos de dois meses. O tempo de espera depende de como se aproveita as oportunidades que surgem e os três souberam aproveitar muito bem a oportunidade que a Cohab e a Tenda ofereceram.

No mês de junho último a Cohab-Campinas firmou contrato de parceria com a Construtora Tenda para utilização do CIM num lançamento aguardado há muito tempo por quem espera comprar a casa própria: um empreendimento acessível para famílias com renda mensal a partir de 1.600 reais. Para Dona Filomena foi o fim de uma espera de quase duas décadas, para os irmãos Fernanda e Renato, uma agradável surpresa: em oito semanas encontraram as condições favoráveis para comprar a casa própria e sair do aluguel. Nenhum deles deixou a oportunidade escapar. Nesta terça-feira, eles estavam entre os primeiros compradores que assinavam o contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal no programa Casa Verde Amarela, para pagar em parcelas que cabem no orçamento da familia e ainda celebravam o fato de estarem isentos do pagamento do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis –ITBI, concedido a todo inscrito no CIM com renda mensal de até seis salários mínimos.

Atender pessoas como Dona Filomena, Fernanda e Renato é um esforço que norteia o trabalho do Diretor Técnico de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social – EHIS Cohab, Pedro Leone, toda vez que busca atrair para Campinas empresas interessadas na construção de moradias populares e  também do Gerente Comercial, Eduardo Nasser, quando contata essas mesmas empresas para oferecer o CIM para captação de clientes potenciais de seus lançamentos. E a satisfação é maior ainda quando essa parceria viabiliza a compra por famílias com menor renda. Para Márcia Rozatti é motivo de comemoração dar baixa no cadastro da pessoa que conseguiu realizar o sonho da casa própria, independente do tempo que, com tanto zelo e esmero cuidou de manter sua ficha na Cohab, atualizada e completa o suficiente para facilitar a análise do agente financeiro.

Para o Gerente de Vendas da Tenda, Roberto Delfiol participar da oportunidade de realizar o sonho do imóvel próprio dessas famílias é um momento de satisfação ímpar e ter a Cohab como parceira comercial é um grande incentivo para que a empresa, que é uma das maiores e mais importantes construtoras do país, continue empreendendo em Campinas e invista na construção de mais conjuntos habitacionais no município. Participaram do evento de assinatura dos contratos de compra das unidades em construção no Jardim do Lago, o Diretor da Tenda, Rony Halabi, o gerente da Caixa Econômica Federal, Mauro Renato Ribeiro e o correspondente financeiro Douglas Oliveira Zoccolo Pinheiro.

Outras oportunidades

O evento desta terça-feira, marcou o início da entrega de duzentos apartamentos em construção do Jardim do Lago, a maior parte deles já adquiridos por inscritos no CIM. Mas existem outros cinco empreendimentos parceiros da Cohab em construção nas regiões do Ouro Verde, Vila União, Jardim do Lago e Campo Grande, com a oferta de mais de 1.600 unidades habitacionais, acessíveis para quem tem renda familiar de 1,5 a 3 salários mínimos. Desde 2019 as empresas parceiras já disponibilizaram mais de cinco mil imóveis em Campinas para quem tem cadastro CIM e a Cohab vem se empenhando para firmar novos contratos e ampliar a oferta de imóveis populares na cidade. Para saber quais são as oportunidades existentes em tempo real, basta acessar o link https://www.cohabcp.com.br/empreendimentos-parceiros-da-cohab-campinas/ ali estão listados todos imóveis disponíveis, a descrição, preço, renda necessária e o meio de contatar a construtora. Tudo isso para facilitar a compra da casa própria pelo programa Casa Verde Amarela com financiamento pela Caixa Econômica Federal e incentivo fiscal da Prefeitura de Campinas, como fizeram Dona Filomena e os irmãos Fernanda e Renato.

Fotos Toninho Oliveira