Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura entrega matrículas para famílias da Vila Progresso e Parque Cidade de Campinas III

16/07/2020

O prefeito Jonas Donizette promoveu, nesta quinta-feira, 16 de julho, na Sala Azul, mais uma entrega de matrículas dentro do Programa de Regularização Fundiária que está sendo desenvolvido no município.

Em virtude da Pandemia do Novo Coronavírus, nesta oportunidade foram entregues matrículas para quatro moradores representando 154 famílias do Núcleo Residencial Vila Progresso (Fase 1), região Noroeste e para mais três moradores que representaram as 47 famílias do Núcleo Residencial Parque Cidade de Campinas III (Fase1), região Norte.

A matrícula do lote é um documento oficial emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis em nome das famílias e trata-se do título de propriedade, documento que formaliza que a pessoa tem a propriedade de um bem.

Com o título de propriedade, as pessoas têm segurança jurídica e podem contrair um financiamento nos bancos, como a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para fazer melhorias nos imóveis, ampliar e deixar como herança para os filhos. O documento também valoriza o imóvel na hora de uma possível venda.

A presidente da Associação de Moradores do Parque Cidade de Campinas, Célia Nogueira de Souza Pereira, destacou a importância do documento.

“Eu morei 20 anos em uma favela e entendo muito bem a importância de se ter um documento que garante a posse da nossa moradia. Muito obrigado a todos”, Afirmou.

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Vinicius Riverete fez questão de agradecer ao prefeito e à equipe da Cohab-Campinas e da Secretaria de Habitação (Sehab) pelo sucesso do Programa de Regularização Fundiária.

“Agradeço a Deus, ao senhor prefeito Jonas, pela coragem em investir na Regularização Fundiária. Tenha a certeza de que o senhor vai entrar para a história dessa cidade por esta e por tantas outras obras que vem realizando”, disse.

O prefeito Jonas Donizette disse que entende a alegria das pessoas e só lamenta não poder abraçar a cada um em virtude da Covid-19.

“Estamos entregando simbolicamente estes documentos mas, apesar da máscara, a gente consegue ver a alegria nos olhos de cada um. Já na próxima semana vamos entregar matrículas para o Parque Floresta e até o final do mês teremos ainda mais entregas. Muito obrigado pela presença de todos e sejam felizes”, completou.

Importante destacar que este é o maior Programa de Regularização Fundiária já desenvolvido no município, iniciativa, aliás, que vem sendo procurada e implantada por diversos municípios brasileiros como modelo de atuação. A atual administração pretende entregar cerca de 20 mil matrículas até o final deste ano.

Participaram também da entrega o vereador Edison Ribeiro, neste ato representando a Câmara Municipal, e ainda Marcelo Ferreira e Hayda Reis, pelo departamento que cuida da Regularização Fundiária na Cohab-Campinas.

Sobre os bairros 

O núcleo Residencial Vila Progresso iniciou-se em 1978 quando famílias migrantes dos estados de Minas Gerais, Paraná e Bahia ocuparam a Praça 17 do Loteamento Cidade Satélite Íris na busca por melhores condições de trabalho e geração de renda. O núcleo possui organização comunitária que é representada por uma associação de moradores.

O bairro possui rede de abastecimento individualizado de água potável, sistema de coleta e esgotamento sanitário, rede de energia elétrica domiciliar e de iluminação pública, além de contar ainda com serviços públicos de coleta de lixo, transporte coletivo e entrega de correspondências.

O Núcleo Residencial Parque Cidade de Campinas III, de acordo com informações da associação de moradores, iniciou-se em 1990 e conta com 145 famílias que vieram na maioria de Minas Gerais e também de outros estados.

O bairro possui rede de abastecimento de água potável, sistema de coleta e esgotamento sanitário, rede de energia elétrica domiciliar e de iluminação pública e conta também com serviços públicos de coleta de lixo, transporte coletivo e entrega de correspondências.